Translate this Page
VOTAÇÃO
Qual é o seu time favorito?
Altlético
Cruzeiro
São Paulo
Flamengo
Vasco
Corinthians
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (33 votos)




ONLINE
1



As melhores ofertas do momento já foram selecionadas para você!

Visite nossas páginas e confira!!! 

 




Total de visitas: 1976

Tablet

Tablet


Segundo diversos especialistas, em um futuro não muito distante, os tablets serão os  substitutos dos PCs convencionais em termos de computação pessoal. Indícios disso já se veem pela queda nas vendas de Notebooks e Desktops, apontada pela indústria após a popularização dos Tablet PCs.

 

Vendas mundiais de tablets crescem 78% em 2012

 

O  Tablet é um dispositivo portátil com tela sensível ao toque e que possui inúmeras funcionalidades. É muito utilizado para acesso à Internet, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, organização pessoal, entretenimento com jogos, entre outras funções. O Tablet  foi conhecido inicialmente como tablet PC.

 

Retrospectiva

Quando os computadores convencionais, ou seja, os PCs “computadores domésticos” começaram a ser disponibilizados para as pessoas em geral, sem ser restrito a uso empresarial, havia aqueles que reclamavam por terem de usar o teclado, embora existisse semelhança com o teclado da máquina de escrever.

Então, a partir daí, após pesquisas, concluíram que seriam inúmeras as funções a desempenhar a partir de toques, veio então a computação baseada inicialmente em canetas e posteriormente a ponta dos dedos, trocando o teclado pela tela sensível ao toque touchscreen que é o dispositivo de entrada principal, pois o toque aciona suas funcionalidades. O tablet não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.

Mas para chegar nesse ponto a jornada foi longa. O tablet não é um dispositivo recente, sua história vem desde o fim do século XIX, com descobertas como reproduzir a escrita manual de uma máquina para outra, entre outras inovações posteriores, perpassando ao longo do século XX, época em que muitos computadores portáteis semelhantes aos tablets foram criados. Houve também várias outras experiências não bem sucedidas, devido alguns obstáculos que só vieram a ser superados neste século, momento em que os tablets ganharam grande importância no mercado. Veja alguns momentos pontuais:


Em 1989, a Grid Systems lança o GriDpad Pen Computer, o primeiro tablet que era bastante pesado comparando-se com o que se tem na atualidade, pesava nada menos que 2kg, com um processador de 20 MHz e necessitava de uma caneta para interagir com o sistema. 

               

Em 2001, dá-se a grande guinada para esse mercado, quando a Microsoft apresenta o “Compaq Tablet PC”, rodando com Windows XP, mas era necessário ainda um sistema operacional mais apropriado para uso dos dedos, ainda era preciso usar as canetas. Além disso, a falta de aplicativos específicos para tablet e o alto custo dificultaram o acesso e o conhecimento pela grande maioria das pessoas.

                  

Em 2010, o iPad foi lançado pela Apple e tornou-se bastante popular, trouxe recursos do já bastante popular iPhone, criou um novo conceito e popularizou este tipo de dispositivo portátil, vindo posteriormente em 2011 e 2012 outras versões.

                   

 

Motivados pelo sucesso da Apple, outras companhias lançaram dispositivos com recursos semelhantes utilizando principalmente o Sistema Operacional Android da Google, projetado para Smartphones. Os principais modelos de tablet do mercado são o iPad e alguns modelos com o sistema operacional Android. 

 

 

 ATECH Eletrônica ® - Tudo em Eleto-Eletrônica